6.17.2007

The sunlight in my exercises

Não tem nada que eu goste ou valorize mais do que um belo dia de sol. Poder caminhar livremente sob o céu azulado, com o calor batendo no rosto. Me faz sentir em sintonia com tudo; a alma fica mais leve. Adoro a sensação de liberdade e imensidão de caminhar olhando para o alto, vestida com uma roupa qualquer; o cabelo preso e um bom tênis nos pés.
Um pequeno gesto inebriante para o espírito e útil para a mente. O pensamento vai a milhão e voa para longe de onde ele realmente costuma estar. Enxergo o passado, projeto mil maravilhas para os dias que virão. Mas o mais interessante é quando me dou ao luxo de não vislumbrar nada em minha mente. Pensar em nada além daquele momento. Apreciar um novo caminho, avistar um novo panorama, ver a avenida do alto, descobrir uma escadaria escondida ou prestar atenção na arquitetura e nas cores de simples e bonitinhas casinhas nas quais nunca reparo na correria diária. Explorar a grande janela, o corrimão decorado, as plantas e a entrada da sala.
O melhor disso tudo é poder estar sozinha comigo mesma. Sem compromisso , sem (muito) horário, sem rumo prévio, sem outro assunto além daquele que eu realmente queira que esteja em minha cabeça. Eu sou uma dessas pessoas que precisa ter um instante para seu momento pessoal. Alterno facilmente entre momentos de extroversão e introspecção. Ao mesmo tempo que sou comunicatica e espontânea, sou também bastante introspectiva. Vivo olhando para dentro e conversando comigo mesma, refletindo sobre inúmeros aspectos do viver, do sentir e do ser. São nesses minutos que reelaboro todo o conteúdo da semana e os acontecimentos que marcaram os últimos dias.
Não me conformo como são tão poucas as pessoas capazes de apreciar uma bela caminhada num dia claro. Ninguém precisa andar milhas, vinte minutos que sejam já são suficientes para fazer um bem danado à saúde física, mental e para o ego. Fazer exercícios libera as endorfinas no corpo, responsáveis pela sensação de bem-estar, o que melhora o humor. Para quem trabalha com informação, como eu, um exercício simples como isso favorece o processo criativo, oxigenando o cérebro e abrindo espaço para o chamado "vácuo criativo". A grosso modo, aquele vazio necessário para desligar-se dos problemas e dos dilemas e permitir que uma nova idéia venha à tona. Mesmo que não funcione, com certeza o exercício servirá para relaxar e melhorar a capacidade aeróbica e o tônus muscular das pernas. =p

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiii seu blog, eu o vi por inteiro e não podia deixar de ler esse texto, tão profundo, e faz um tempo que eu estava tentando lembrar desta palavra "endorfina", rsrsrs

adorei, sensivel criativo e verdadeiro...

bjus

Pamela Forti disse...

DÉEEEEEEEEEEEe!!!

Obrigada!!!!! Tô esperando seu blog, hein!!!

Beijoca

Anônimo disse...

Oi Pam,

Belo texto...

Caminhar é tão gostoso... é fascinante e alegra nosso espírito que clama por liberdade... Poder respirar fundo e sentir também o calor do sol trazendo alegria...

Pamela Forti disse...

Adorei o elogios e os comentários...! Mas quem é....?